segunda-feira, 20 de junho de 2022

PODCAST NA ESCOLA - ENTREVISTA

 

ENTREVISTA

 

BEATRIZ MACEDO MATIAS MARQUES COSTA – PIAGET 9º ano

 

PODCAST é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. Ele desenvolve no aluno, habilidades cognitivas e acrescenta muito conhecimento ao fazer pedagógico.

Neste PODCAST, vou fazer uma Entrevista com uma pessoa muito interessante e simpática, que é meu pai, ROGÉRIO MARQUES SEQUEIRA COSTA. Ele desenvolve um trabalho literário ao longo de alguns anos, especialmente na Literatura Minimalista. Ele possui livros publicados e há pouco mais de um ano reuniu outros poetas e escritores no Brasil e fundou uma Academia de Letras.

 

Beatriz (Entrevistadora):

Bom dia! É um prazer todo nosso fazer esta entrevista em PODCAST para a Escola. Poderia falar um pouco de seu trabalho?

 

Entrevistado (Rogério):

Bom dia! O prazer é todo meu. Além da atividade profissional, exerço a atividade literária, como poeta e escritor, há mais de trinta (30) anos, tendo publicado alguns livros e em antologias, editei alternativo cultural, inicialmente datilografado, e escrevo em alguns blogs.

 

Entrevistadora: É verdade que criou uma entidade literária há pouco tempo? De que a mesma se trata?

No ano passado, em janeiro de 2021, com alguns amigos, também poetas e escritores, fundamos a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES MINIMALISTAS – ABLAM (www.ablam-minimalista.com.br) , a primeira do gênero minimalista, quiçá a primeira do mundo. No estilo francês e tradicional possui quarenta (40) cadeiras, e, ainda não completamente ocupadas, que estão sendo preenchidas pelo critério de representação estadual, primando por uma cadeira por estado, e pelo critério das produções, onde o candidato deva apresentar, dentre outros critérios estatutários, a produção de, no mínimo, três modalidades minimalistas, sendo cinco textos de cada modalidade. As reuniões são mensais (3º domingo de cada mês) em plataforma virtual, sendo uma presencial. Neste ano, em fevereiro, em comemoração ao
Centenário da Semana de Arte moderna, na Oficina Oswald de Andrade, foi realizada a primeira reunião presencial.

Entrevistadora: O que vem a ser Literatura Minimalista?  

 

Entrevistado:

Como em outras áreas, o minimalismo é conteúdo fascinante e curto, que pode ser perfeitamente demonstrado nas plataformas digitais. Note-se o conteúdo de notícias publicada no twiter, por exemplo. Na literatura, não é muito diferente, e aqui tratamos de conteúdo em prosa e verso, atendendo ao rigor das regras da produção.

Vale citar algumas modalidades tratadas em nossa Academia: em prosa, temos os microcontos e os nanocontos; em versos, temos diversas produções poéticas, como: a trova, o haicai, aldravias, poetrix, dísticos, quinta, aceteto, redonde, rondel, dentre outros.

 

Entrevistadora: O que vem a ser Microconto e Nanoconto?

Entrevistado: Eis uma categoria de Prosa, que se trata de narrativa, como os contos e romances. Aqui o diferencial, e, definido na ABLAM, até mesmo para adequar ao que é exigido em concursos literários, temos que o Microconto é uma narrativa concisa, enxuta, curta, com clímax e conclusão, com sentido completo, em até 150 caracteres; e Nanoconto, até 50 caracteres. Entende-se por caracteres, a contagem de letras, pontuação, acentuação e espaços.

 

Entrevistadora: Participa de mais alguma entidade?

Entrevistado: Sim, além da ABLAM, participo da União Brasileira de Trovadores e Confraria Poetrix, este é o outro gênero minimalista, composto de um terceto, como o Haicai, com até 30 sílabas tônicas distribuídas entre cada terceto. A UBT congrega a produção de Trovas, que é uma composição poética de uma quadra com quatro versos setissilábicos, isto é, a métrica vai até a sétima sílaba tônica, com rima ABAB (1º com 3º, e o 2º com 4º), com sentido completo.

Entrevistadora: Qual sua Cadeira e sua posição na ABLAM?

Entrevistado: Como um dos fundadores da ABLAM, ocupo a Cadeira 1, cujo Patrono é o poeta Paulo Leminski, que, a meu ver, já representava esta movimento minimalista até a década de 80, já que faleceu em 1989. Sou o atual Presidente da ABLAM, que tem mandato de 02 anos.

 

Entrevistadora: Atualmente, quantos são os membros da ABLAM e quais os Estados brasileiros já têm assento na Academia?

 

Entrevistado: Somos 18 membros atualmente e que representam os Estados de MG, RJ, SP, ES, PR, PE, AM, AC, RO, BA e MA.

 

ENTREVISTADORA: Agradeço imensamente sua participação e colaboração com esta entrevista, e peço-lhe autorizar a publicação no meu Blog “Super Bia”, nas minhas redes sociais e apresentação em sala de aula.

ENTREVISTADO: Perfeitamente. Fiquei imensamente grato e me coloco à disposição para realização de Oficinas literárias, especialmente da Trova, na Escola.


Blog Super Bia: https://www.blogger.com/blog/posts/2051021739603756951?tab=rj

Spotify: https://open.spotify.com/episode/6FHjAsAt7sNoPplpmY7bq2]

SITES: www.ablam-minimalistas.com.br

            www.rogeriomarquescosta.com

=====================================================================

RECURSOS UTILIZADOS:

APLICATIVO ANCHOR:  URL personalizada: anchor.fm/beatriz-macedo-matias-marques

Reprodução para Spotify, Facebook, instagram, Blogger.com

======================================================================https://open.spotify.com/episode/6FHjAsAt7sNoPplpmY7bq2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa 15 anos Beatriz Macedo Matias Marques Costa

https://www.youtube.com/watch?v=a0DIwQCPr48